Logo do Prossiga Logo do IBICT
Imagem de Histórico
mapa do portal contato principal
Artes Cênicas
Estudos Culturais
Inovação Tecnológica
Literatura
Mulher
Saúde Mental
Saúde Reprodutiva
O Prossiga, na área de C&T, fortalece a presença da informação brasileira na Rede atribuindo-lhe maior visibilidade e acessibilidade.
Documentação
Equipe
Principal
Endereço: SAS Quadra 5 lote 6 Bloco H sala 606 Edifício IBICT
Brasília - Distrito Federal - Brasil
CEP: 70.070-914
Tel.: (+55) (61) 3217-6344, (61) 3217-6360
Fax.: (+55) (61) 3217-6492
e-mail: prossiga@ibict.br


Histórico

A metodologia inicial para a construção de bibliotecas virtuais temáticas foi concebida entre os meses de junho e julho de 1995, com o objetivo atender aos Núcleos de Excelência do PRONEX (Programa de Apoio a Núcleos de Excelência).

Em 1995, a professora Heloísa Buarque de Holanda, responsável pela implantação do Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ, propôs a criação de uma Biblioteca Virtual na área de Estudos Culturais como projeto piloto. Assim, em agosto de 1995 teve início a construção da Biblioteca Virtual de Estudos Culturais - a primeira biblioteca virtual temática a utilizar a metodologia desenvolvida pelo Prossiga.

Em novembro de 1996, enquanto se aguardavam as definições do Pronex, a coordenação do Prossiga decidiu disponibilizar a Biblioteca Virtual de Política Científica e Tecnológica no intuito de auxiliar o trabalho de gestores que formulam, executam, interpretam e avaliam as políticas públicas de interesse para o desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil.

Em abril de 1997, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) por meio do Centro de Informação Nuclear (CIN) cria em parceria com o Prossiga a Biblioteca Virtual de Energia.

A partir de 1998 crescem as solicitações para a criação de bibliotecas virtuais em parceria com o Prossiga. Em março desse ano é disponibilizada a Biblioteca Virtual de Economia em parceria com o Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em abril é disponibilizada a Biblioteca Virtual de Óptica em parceria com o Instituto de Óptica da Universidade de São Paulo (USP) e no fim do mesmo ano é estabelecida nova parceria com a USP para disponibilizar a Biblioteca Virtual de Saúde Reprodutiva. Em maio de 1998 é disponibilizada em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) a Biblioteca Virtual de Educação à Distância. Em junho do mesmo ano é disponibilizada a Biblioteca Virtual de Engenharia e Petróleo, em parceria com o Departamento de Engenharia e Petróleo da UNICAMP. O Prossiga finaliza o ano disponibilizando em outubro, a Biblioteca Virtual de Educação em parceria com a FINEP.

No ano seguinte, em novembro, é criada a Biblioteca Virtual de Inovação Tecnológica, por meio da parceria com o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ.

Em 2000 são disponibilizadas mais duas bibliotecas (em julho) - a Biblioteca Virtual de Engenharia Biomédica por meio da parceria com a Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP e, em dezembro a Biblioteca Virtual de Inovação Tecnológica por meio da parceria com a FINEP.

Em agosto de 2001 são criadas e disponibilizadas mais três bibliotecas, a Biblioteca Virtual de Astronomia em parceria com Observatório do Valongo e a UFRJ, Biblioteca Virtual de Museus de Ciência e Divulgação Científica por meio da parceria com a FIOCRUZ e, a Biblioteca Virtual de Saúde Mental por meio da parceria com a Escola de Enfermagem da USP. Em setembro do mesmo ano foi disponibilizada a Biblioteca Virtual de Mulher, por meio da parceria com Conselho Estadual dos Direitos da Mulher - CEDIM/RJ.

Em março de 2003 é disponibilizada a Biblioteca Virtual de Agropecuária na Amazônia em parceria com a EMBRAPA Amazônia Oriental.