Logo do Prossiga

Imagem de Histórico
Logo do IBICT
mapa do portal contato principal
Serviços do Prossiga
Bibliotecas Virtuais
Eventos em C&T
Fomento à Pesquisa em C&T no Brasil
Instituições de C&T
Mercado de Trabalho em C&T
Portais Temáticos
O Prossiga, na área de C&T, fortalece a presença da informação brasileira na Rede atribuindo-lhe maior visibilidade e acessibilidade.
O que é?  
Missão e Objetivos  
Portfólio de Serviços  
Documentação  
Faq  
Instituições Parceiras  
Equipe  
Endereço: SAS Quadra 5 lote 6 Bloco H sala 407 Edifício IBICT
Brasília - Distrito Federal - Brasil
CEP: 70.070-914
e-mail: prossiga@ibict.br


O desenvolvimento da área de informação para a ciência e tecnologia não acompanhou o crescimento da tecnologia de informação e telecomunicação, o que decorreu de fatores impeditivos, como a inexistência de políticas explícitas para o setor de informação.

Além disso, faz parte da realidade das bibliotecas e arquivos brasileiros a falta de recursos humanos especializados em fornecer o acesso rápido e preciso à informação, bem como a falta de recursos de infra-estrutura tecnológica. Tal situação acaba por resultar na pesquisa tradicional em fichas catalográficas.

Com o advento e a popularização da Internet, a comunidade científica passou a dispor de novos mecanismos de acesso à informação. No entanto, as unidades de informação precisavam se adaptar a essa nova realidade e dispor de mecanismos para ter acesso à infra-estrutura tecnológica necessária para disponibilizar sua biblioteca virtual.

No que diz respeito aos arquivos brasileiros, o estímulo proporcionado pelo governo ainda é insuficiente para tratar a informação nacional, que em grande parte encontra-se dispersa e desorganizada.

É fato que a Internet beneficia o acesso à informação. No entanto, é papel dos profissionais da informação organizar repositórios de dados confiáveis que facilitem o acesso rápido e preciso a mesma.

Nesse contexto, surge em 1995 o Prossiga - Programa de Informação e Comunicação para Ciência e Tecnologia - que tem como missão contribuir para a implementação das diretrizes e prioridades ditadas pelo governo para a área de C&T, por meio da oferta de serviços de informação e de comunicação na Internet, tendo como público alvo gestores, pesquisadores, docentes, técnicos e empresários do setor produtivo. Seu objetivo principal é promover a criação e o uso de serviços de informação na Internet voltados para as áreas prioritárias do Ministério da Ciência e Tecnologia, assim como estimular o uso de veículos eletrônicos de comunicação pelas comunidades dessas áreas.

No decorrer de sua existência, o Programa foi aumentando seu escopo de atuação, passando a disponibilizar novos serviços de informação, como por exemplo, os escritórios virtuais em 2001.

Atualmente, a equipe técnica do Prossiga tem se preocupado com o desenvolvimento de uma nova arquitetura de informação, onde sejam contempladas as diretrizes do Governo Federal para a adoção de software livre, bem como a utilização de novas tecnologias de informação - como a coleta automática de metadados (harvesting).