Logo do Prossiga Logo do IBICT
Logo do Histórico  
mapa do portal contato principal
Biodiesel
Marketing da Informação
Recursos Hídricos
Recursos Minerais
O Prossiga, na área de C&T, fortalece a presença da informação brasileira na Rede atribuindo-lhe maior visibilidade e acessibilidade.
Documentação
Equipe
Principal
Endereço: SAS Quadra 5 lote 6 Bloco H sala 606 Edificio IBICT
Brasília - Distrito Federal - Brasil
CEP: 70.070-914
Tel.: (+55) (61) 3217-6344
Fax.: (+55) (61) 3217-6492
e-mail: prossiga@ibict.br


Histórico

A criação do Portal da Fome e Segurança Alimentar foi solicitada pela Diretoria de Segurança Alimentar do MCT em abril de 2003, sendo desenvolvido em conjunto com o Programa de Ação Regional do MCT e lançado no dia 18 de julho do mesmo ano. Este portal tem como objetivo cobrir diversos assuntos ligados à fome, como por exemplo: saúde, nutrição, desnutrição, agricultura, pobreza, meio ambiente, alimentação, segurança alimentar, desenvolvimento sustentável e globalização.

O desenvolvimento do Portal de Recursos Minerais, foi solicitado entre os meses de julho e agosto de 2002, pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) para Fundo Setorial de Recursos Minerais - CTMineral. Nessa época iniciara-se as reuniões entre os técnicos do Prossiga, os técnicos do CGEE, do Departamento Nacional de Produção Mineral e do Centro de Tecnologia Mineral, ambos do MCT. O portal foi lançado em 27 de novembro de 2002.

O Portal de Arquitetura e Urbanismo foi solicitado Escola de Arquitetura e Urbanismo e do Núcleo de Documentação da Universidade Federal Fluminense, sendo desenvolvido pela equipe do Prossiga sob a coordenação científica e técnica desta escola. Ele está disponível na web desde 03 de abril de 2003.

O Portal de Referência para Ciência e Tecnologia é a grande contribuição do Prossiga nesta área. Lançado em agosto de 2002, o Portal de Referência para C&T substituiu a Biblioteca Virtual de Referência para Pesquisa em C&T, criada em novembro de 1996 e que até então contabilizava 110.910 visitas. Atualmente o Portal conta com 125.952 acessos.

Por iniciativa do Prossiga, para dar apoio ao Fundo Setorial de Recursos Hídricos - CT-Hidro e proporcionar acesso fácil e diversificado às informações referentes ao tema Recursos Hídricos no Brasil e no mundo, foi criado, em 29 de julho de 2002, o Portal de Recursos Hídricos Atualmente o Portal conta com 40.401 acessos desde sua criação.

O Portal da Amazônia foi totalmente desenvolvido pela equipe do Prossiga e lançado em 10 de setembro de 2002, pelo Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sérgio Amaral na Primeira Feira Internacional da Amazônia – FIAM.