Logo do Portal do Marketing
Portal do Grupo de Pesquisa em Marketing da Informação
visite o portal do ibict
visite o portal da unb
conheça o Prossiga
Contato do Grupo

Universidade de Brasília – UnB
Departamento de Ciência da Informação e Documentação
Campus Universitário Darcy Ribeiro -
Brasília - DF. Brasil.
CEP 70910-900
Telefone: (61) 3307 2422
Fax: (61) 3273 8454
E-mail: gpmi@unb.br

Sobre o Grupo

Informações básicas
Histórico
Objetivos
Integrantes
Currículo Resumido da Líder do Grupo
Repercussões dos trabalhos do grupo

 

 

Informações básicas

Nome do grupo: Marketing da Informação
Status do grupo: certificado pela instituição
Ano de formação: 1998
Líder(es) do grupo: Sueli Angelica do Amaral
Área predominante: Ciências Sociais Aplicadas; Ciência da Informação
Instituição: Universidade de Brasília – UNB
Órgão: Universidade de Brasília
Unidade: Departamento de Ciência da Informação e Documentação
Linha de Pesquisa: Gestão da informação e do conhecimento

seta voltar




Histórico do Grupo

O Grupo de Pesquisa em Marketing da Informação (GPMI) foi criado em 1998, por iniciativa de sua fundadora a Profª Drª Sueli Angélica do Amaral, Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília. Este grupo de pesquisa é certificado pela Universidade de Brasília e integra o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq desde sua criação. A temática de pesquisa do grupo reflete o interesse nacional em consolidar as teorias relativas à adoção das técnicas de marketing pelas organizações que atuam no setor da informação brasileiro, onde essas técnicas ainda são pouco exploradas. Pretende-se atender à demanda apresentada pela área da Ciência da Informação, contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa nesta área do conhecimento, a partir da disseminação de metodologias apropriadas à temática mercadológica de interesse relevante para a formação de novos pesquisadores e ampliação da massa crítica de estudiosos do marketing da informação.

seta voltar



Objetivos

Desenvolver estudos teóricos e práticos sobre planejamento e a gestão da informação e do conhecimento nas organizações sob a ótica do marketing da informação, abordando: aspectos técnicos, tecnológicos, políticos, legais e sociais da oferta e demanda de produtos e serviços de informação no ambiente tradicional e na Internet; da análise e previsão das necessidades de informação e dos comportamentos dos indivíduos e das comunidades na busca da informação em diversos tipos de fontes; do uso da informação e do conhecimento; dos estudos de usuários da informação; dos processos e práticas de gestão da informação e do conhecimento; das competências, da cultura e da aprendizagem das pessoas e das organizações envolvidas na gestão da informação e do conhecimento

seta voltar



Integrantes

 

Pesquisadores

 

Edmundo Brandão Dantas
Maior nível de formação: Doutorado
E-mail: edmundod@terra.com.br 

Ricardo Matos Chaim
Maior nível de formação: Doutorado
E-mail: rmchaim@yahoo.com.br

Rosalvo Ermes Streit
Maior nível de formação: Doutorado
E-mail: rosalvo.streit@gmail.com.

 

Estudantes

Antonio José Figueiredo Peva de Sousa
Maior nível de formação: Especialização
E-mail: ajfigueiredo@uol.com.br

Éber Luis Capistrano Martins
Maior nível de formação:Mestrado
E-mail: eberluis@terra.com.br

Fernanda Cordeiro de Carvalho
Maior nível de formação: Especialização
E-mail: fernanda.cord@gmail.comr 

Katyusha Madureira Loures de Souza
Maior nível de formação: Graduação
E-mail: katyushams@yahoo.com.br 

Lígia Sardinha Fortes
Maior nível de formação: Graduação
E-mail: ligiasardinha@uol.com.br

Paula Andréa Cochrane Feitosa
Maior nível de formação: Mestrado
E-mail: paula.cochrane@gmail.com 

Tatiana de Almeida Furquim
Maior nível de formação: Mestrado
E-mail: tatiana.furquim@gmail.com


Wagner Junqueira de Araújo
Maior nível de formação: Mestrado
E-mail: wagner.araujo@serpro.gov.br

 

Técnicos

Carlos Eduardo Azevedo
Mestrado - Assistente de Pesquisa
E-mail: rcadu911@gmail.com

Fernando José Travassos Vieira
Mestrado - Assistente de Pesquisa
E-mail: fernando.travassos-vieira@serpro.gov.br

Iris Leile Amaral
Especialização - Bibliotecário
E-mail: iris@uniceub.br

José Antonio Machado Nascimento
Mestrado - Assistente de Pesquisa
E-mail: jose.nascimento@planalto.gov.br

Lourenildo Targino Pedrosa
Graduação -Bibliotecário
E-mail:lourenildo@gmail.com

Maira Murrieta Costa
Especialização – Bibliotecário
E-mail: mairamurrieta@gmail.com

Maria Carolina Barbosa Dantas
Mestrado - Assistente de Pesquisa
E-mail: carolinadantas@terra.com.br

Rebeca Crivelaro Campos
Graduação - Bibliotecário
E-mail: rebecacrivelaro@yahoo.com.br

Rodrigo Octávio Beton Matta
Mestrado - Assistente de Pesquisa
E-mail: rodrigomatta@hotmail.com

Tatiara Paranhos Guimarães
Mestrado - Bibliotecário
E-mail: tatiaraguimaraes@yahoo.com.br

 

seta voltar



Currículo Resumido da Líder do Grupo

Sueli Angelica do Amaral
Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília em 1998, onde também se titulou Mestre na mesma área em 1990. É graduada em Biblioteconomia e Documentação pela UNIRIO (1969) e Especialista em Planejamento e marketing de serviços de informação pela University of Wisconsin (Estados Unidos); em Marketing de Serviços Públicos pela Fundação Getúlio Vargas de Brasília; em Comunicação, Informação e Documentação Tecnológica pela USP. Líder do Grupo de Pesquisa em Marketing da Informação, certificado pela UnB, que consta do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, desde 1998. É pesquisadora e consultora do CNPq. Consultora ad hoc da CAPES. Representante do Brasil no Comitê Permanente da Seção da América Latina e Caribe da International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) de 1997 a 2005. É professora associada do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília e foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília no período de 2000 a 2004.



Repercussões dos trabalhos do grupo

No Grupo de Pesquisa em Marketing da Informação (GPMI), sob a liderança da pesquisadora Profa. Dra. Sueli Angelica do Amaral, foi estimulada a adesão de interessados na pesquisa em Marketing da Informação, de forma integrada em nível de graduação e pós-graduação nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Os estudos do GPMI se inserem no escopo da linha de pesquisa Gestão da informação e do conhecimento do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília. O GPMI pretende atender à demanda apresentada pela área da Ciência da Informação, contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa nesta área do conhecimento, a partir da disseminação de metodologias apropriadas à temática mercadológica de interesse relevante para a formação de novos pesquisadores e ampliação da massa crítica de estudiosos do marketing da informação. Em 2008, integram o grupo 23 membros, entre pesquisadores, estudantes e técnicos. A partir de sua criação até 2008, a produção científica do grupo resultou em 6 livros, número especial temático da Revista de Biblioteconomia de Brasília, mais de uma dezena de artigos de periódicos, 17 trabalhos completos e 15 resumos publicados em anais eventos nacionais e internacionais. Foram concluídas duas teses de doutorado, 16 dissertações de mestrado, três monografias de conclusão de curso de especialização, 30 monografias de conclusão de curso de graduação em Biblioteconomia e foram orientados 15 bolsistas de iniciação científica, evidenciando os avanços dos estudos do grupo em busca da consolidação da teoria de Marketing da Informação.

seta voltar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
logo BDTD
logo Escritório Virtual
banner eventos
Copyrigth©2005 Ibict/Prossiga
Página inicial